insôniaAmpare psiquiatra Hércules Ipatinga Vale do Aço
Insônia 

definição

Trata-se de um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer, manter o sono ou dificuldade de voltar a dormir quando acordado por algum evento noturno. É um transtorno extremamente comum que atinge 1 em cada 5 pessoas e que pode ser resolvido com o tratamento adequado. Pode ou não estar relacionada a problemas mais graves.

 

Causas

As insônias podem ocorrer de forma independente ou ser uma consequência de outro problema. Entre as condições que podem ser causa de insônia estão o estresse psicológico, depressão, ansiedade, dor crônicainsuficiência cardíaca, hipertireoidismo, aziasíndrome das pernas inquietasmenopausa, alguns medicamentos e substâncias viciantes como a cafeínanicotina e álcool. Entre outros fatores de risco, estão o trabalho de turnos e a apnéia do sono. O diagnóstico tem por base os hábitos de sono ou exames para verificar possíveis causas. 

Tratamento

O tratamento pode ser através de medicamentos, mudança de hábitos noturnos, estilo de vida como prática de atividades físicas e alimentação balanceada.

 

Práticas para um bom sono

Muitas vezes, a insônia não está relacionada a algum problema mais grave e, por isso, algumas pessoas podem tentar resolvê-la em casa. Algumas dicas para isso são:

  • Tenha horários fixos para se deitar e acordar;

  • Faça atividades relaxantes antes de dormir, como tomar um banho morno ou ouvir música calma;

  • Use cortinas, blackouts, máscara para os olhos e protetores de ouvido para evitar que estímulos externos como luzes e sons atrapalhem seu sono;

  • Evite cafeína, nicotina, álcool, certos medicamentos e fazer exercícios algumas horas antes de ir dormir;

  • Outra coisa a se evitar é o uso de telas de aparelhos eletrônicos logo antes de dormir. Ou seja, nada de telefone celular, computadores, televisão…

  • Evite tirar sonecas durante o dia, pois podem atrapalhar o sono da noite;

  • Antes de se deitar, faça uma lista sobre suas preocupações e o que você pode fazer por elas — deste modo, seu cérebro não ficará ruminando as idéias enquanto você tenta dormir.

Saiba mais: