ansiedade Ampare psiquiatra Hércules Ipatinga Vale do Aço
ansiedade

Definição

A ansiedade é uma característica biológica nos seres humanos sendo um sentimento de desconforto, associado à um medo e preocupação excessiva. Ocorre quando estamos tensos e em estado de alerta, diante de determinadas situações, seja ela real, por exemplo, uma cirurgia, ou imaginária, como por exemplo medo de não ser aprovado na faculdade.

 

Medo e ansiedade são reações naturais, fisiológicas, e até benéficas para qualquer ser humano em situações de desconforto, apreensão, expectativa ou dúvida. A ansiedade não deve ser interpretada apenas como vilã porque ela nos impulsiona para a ação e integra nosso instinto de sobrevivência, sendo também um elemento necessário e, por vezes, positivo.

 

Existe também o sentimento bom de ansiedade, a expectativa, por exemplo, quando estamos às vésperas de um grande acontecimento como o dia do casamento, o nascimento de um filho, o baile de formatura, uma viagem de férias ou o início de um romance.

 

Quando a ansiedade vira um transtorno

Existem diversos critérios diagnósticos que são observados para comprovar a instauração de transtornos ansiosos.

Em muitos casos, essas sensações de tensão, preocupação, medo, insegurança e desgaste emocional se prolongam por grandes períodos e deixam de ser algo natural e esporádico, tornando-se um estado permanente e excessivo, que passa afetar negativamente a vida das pessoas.

 

Não é de hoje que eles existem, mas a rotina corrida e os diversos compromissos diários, somados ao estresse, pressões profissionais, fobias e privações sociais constantes, potencializam o desenvolvimento desse tipo de desordem mental. O problema se agrava quando a ansiedade se torna altamente prejudicial, causando limitações no funcionamento adaptativo do indivíduo porque o indivíduo vive constantemente preocupado com o que vai acontecer no futuro.

 

Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. O Brasil tem aparecido sempre entre os primeiros das listas da organização.

Alguns sintomas de ansiedade incluem: preocupação excessiva, crises de falta de ar, dor no peito, batimentos cardíacos acelerados, tremores, inquietude, impaciência e respiração ofegante. Entretanto, existem variações nos transtornos ansiosos, do qual deverá ser melhor avaliado pelo seu psiquiatra, para definição do quadro e diagnóstico correto.   

 

Variações do Transtorno da Ansiedade

Os Transtornos de Ansiedade envolvem diversos quadros da doença, cada um com suas características específicas. Vejamos:

  • Transtorno De Ansiedade Generalizada (TAG)

  • Transtorno do Pânico 

  • Transtorno De Estresse Pós-Traumático

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo

  • Reação Aguda Ao Estresse

  • Agorafobia

 

Tratamento

O tratamento para a ansiedade engloba acompanhamento com médico psiquiatra e com psicólogos, além das boas práticas que auxiliam na qualidade de vida, como por exemplo, atividade física, boa alimentação, vida social ativa e outros.

 

Na consulta médica, o próprio paciente relatará o que lhe provoca a ansiedade, o que lhe preocupa e rouba a sua atenção das tarefas mais importantes do seu dia. Um profissional preparado está habilitado para ouvir e apresentar soluções para o alívio dos sintomas e definir um tratamento personalizado de acordo com o que foi relatado na consulta.

Saiba mais: