O que é psiquiatria?

A Psiquiatria é a ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais e comportamentais que atingem as pessoas. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, reabilitar e tratar as doenças mentais em seres humanos.

 

O principal medo das pessoas que necessitam de acompanhamento é ter seu caso associado a algum tipo de doença mental ou fraqueza. Quantas vezes você não ouviu falar que psiquiatra é médico de "louco"?  O psiquiatra é um profissional que atua em nível de prevenção, tratamento e reabilitação, portanto esse estereótipo não condiz com a realidade! Infelizmente nem todas as pessoas possuem esse tipo de esclarecimento e, muitas vezes, deixam de procurar um especialista por puro preconceito ou desinformação. Não tenha vergonha de procurar um especialista.

Os transtornos mais comuns tratados na psiquiatria são: Depressão, Transtorno bipolar, Síndrome do pânico, Ansiedade, Insônia e outras, podendo ser de natureza leve, moderada ou grave. A meta principal é o alívio do sofrimento mental e o bem-estar psíquico e a reabilitação do paciente junto à sociedade. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins.

 

O tratamento em psiquiatria envolve o uso de medicamentos, psicoterapia e orientações sobre comportamento e estilo de vida.

Ampare psiquiatra Hércules Ipatinga Vale do Aço

TEMOS COMO OBJETIVO PROPORCIONAR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E DIFERENCIADO PARA CUIDAR DE TODO SOFRIMENTO PSÍQUICO

Depressão

psiquiatra ipatinga vale do aço

Segundo dados da OMS, a depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacitação em todo o mundo.

Ansiedade

psiquiatra ipatinga vale do aço

Preocupação, medo, insegurança e apreensão em situações resultantes da antecipação de um evento ou situação ameaçadora, seja ela real ou imaginária.

Transtorno Bipolar 

psiquiatra ipatinga vale do aço

Trata-se de oscilações de humor: episódios depressivos, exaltação de humor, mania e outros, acompanhado de alteração do juízo crítico da realidade e comprometimento sócio-ocupacional do indivíduo.

Estresse

O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) ao lidar com situações que exigem grande esforço emocional para serem superadas.

Pensamentos Suicidas

psiquiatra ipatinga vale do aço

Dificuldade do indivíduo de encontrar soluções para os seus conflitos, optando pela morte como resposta de fuga. 

Saiba mais: 

Doenças e transtornos

Dicas para o seu tratamento