Você e seu tratamento
Tome as medicações corretamente
Evite mudanças nas doses ou horários de administração sem antes falar com o seu médico. Em caso de dúvidas ou efeitos adversos incômodos ou inesperados, também é recomendado que o avise.
Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade.
Conserve o remédio em lugar fresco e seco. Respeite a data de validade de seus medicamentos.
Pratique atividade física
O uso de medicamentos, associados com a prática regular de exercícios físicos, potencializa os resultados e diminuem os efeitos colaterais.
Recentemente, diversas pesquisas vêm evidenciando que a prática de exercícios físicos pode também ter um papel importante no tratamento de muitos transtornos mentais.
Seja socialmente ativo
Tenha bom relacionamento com amigos e familiares. O isolamento pode contribuir para quadros psiquiátricos ou retardar a recuperação.
Dedique um tempo para fazer o que mais gosta: ouvir música, ler um bom livo, assistir filmes ou seriados, etc.
Preocupe com o seu lazer e o seu bem-estar espiritual, saia com os amigos, conheça lugares diferentes, compartilhe experiências e se abra para novas descobertas.
Tenha compromisso com o seu tratamento
Consultas de seguimento são muito importantes para avaliação de resultados, ajustes no tratamento e prevenção de recaídas.
Procure ser pontual e não faltar, qualquer tratamento médico necessita de um tempo especificado pelo profissional.
Consulta médica
Na consulta médica psiquiátrica é necessário que o paciente descreva todos os sintomas e sentimentos que estão lhe afligindo, pois é necessário para que a entrevista psiquiátrica seja completa para que se defina o diagnóstico e o profissional trace um plano de tratamento.
Não saia da consulta com dúvidas. Lembre-se que a consulta é dedicada totalmente à você.